Lagoa, Barcos , Piratas, ilhas, escravos qual a próxima investigação? @CacaFantasmasBrasil
@ghosthunters.gr

Lagoa, Barcos , Piratas, ilhas, escravos qual a próxima investigação? @CacaFantasmasBrasil

27 Views
Published
@fazendadosobrado
http://fazendadosobrado.blogspot.com.br/
A Fazenda do Sobrado pertenceu à Anna Joaquina Gonçalves da Silva (Don’Anna)
História
A Fazenda do Sobrado pertenceu à Anna Joaquina Gonçalves da Silva (Don’Anna), irmã de um dos Lideres da Revolução Farroupilha Bento Gonçalves da Silva.
Segundo historiadores, na época da Revolução Farroupilha Don’Anna, como era chamada Anna Joaquina, reunia todas as mulheres na sua Estância, onde também eram realizadas algumas das reuniões do alto comando para deliberação sobre os rumos da Guerra dos Farrapos na região do litoral sul.
A Fazenda do Sobrado foi utilizada como quartel general por Bento Gonçalves e seus comandados, além de ter prestado auxílio e abrigo a Giuseppe Garibaldi, que ali se resguardava da Armada Imperial.
Desde o final do século XVIII, a Estância era conhecida dos navegantes da Lagoa, pois o Sobrado servia de farol com um lampião que Anna Joaquina conservava todas as noites em uma janela bem do alto, pois de Pelotas a Porto Alegre não existia nenhuma construção daquele porte á margem da Laguna dos Patos.
Atualmente o Sobrado pertence à família Serpa, desde o ano de 1965, com uma extensão de 300 hectares com cultivo agrícola e atividade pecuária; contemplando um agradável espaço de turismo rural. Possui opções de hospedagem rural, com atividades campeiras, passeio a cavalo, trilhas e gastronomia típica gaúcha.
A Fazenda do Sobrado possui um resgate cultural através da arquitetura e da Epopéia Farroupilha.
Belas paisagens, terras férteis e água em abundância. Tudo aquilo que encantou os primeiros habitantes de São Lourenço do Sul e fez seu desenvolvimento, ainda hoje é a base econômica do Município.


A pecuária dos portugueses foi a primeira atividade econômica local no século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuía terras para militares que se destacaram na guerra contra os espanhóis. O coronel José Antônio de Oliveira Guimarães foi um dos militares que recebeu terras, onde se dedicou a pecuária. Visionário, também foi ele quem doou áreas para a colonização, firmou contrato com o prussiano Jacob Rheingantz em 1857, para que buscasse na Europa imigrantes para cultivarem as terras doadas.


Desta forma, os primeiros 88 imigrantes vindos da Alemanha, a maioria da Pomerânia, chegaram em 18 de janeiro de 1858 e, poucos anos depois, já eram mais de cinco mil alemães. Foi assim que além da pecuária, o território ganhou também a agricultura e um desenvolvimento que aliou a produção do campo aos benefícios oferecidos pela riqueza hidrográfica. O Município tornando-se o maior produtor de batatas inglesas da América Latina no século XIX e o porto onde a produção era escoada, na mesma época, tornou-se o maior de navios veleiros no Brasil, exportando principalmente para Montevidéu e a então capital brasileira, Rio de Janeiro.


O constante desenvolvimento fez a freguesia do Boqueirão ser emancipada de Pelotas em 26 de abril de 1884. Porém, a sede do Município só passou para a área próxima do Arroio São Lourenço em 15 de fevereiro de 1890. O status de cidade foi alcançado em 31 de março de 1938 na zona onde ainda hoje está a área central da cidade.


Estas terras também foram palco de muitas batalhas no século XIX, devido à Revolução Farroupilha. A Fazenda do Sobrado, localizada nas margens do Arroio São Lourenço e próxima a Lagoa dos Patos, serviu de refúgio para Giuseppe Garibaldi, além de ser usada como quartel-general por Bento Gonçalves durante as batalhas contra o Exército Imperial. É uma prova testemunhal destes fatos preservada até hoje.
Category
PARANORMAL VIDEOS FROM OTHER COUNTRIES
Sign in or sign up to post comments.
Be the first to comment